3 de dezembro de 2008

Coopers Best Extra Stout

A história da Cervejaria Coopers teve início em 1852, quando Thomas Cooper, um pastor metodista de Yorkshire, cidade do interior da Inglaterra, emigrou para a Austrália. Em 1962 foi fundada em Adelaide, uma cervejaria que futuramente seria a Coopers. Hoje ela é a maior cervejaria independente da Austrália. Suas cervejas seguem a lei da pureza alemã de 1516, somente utilizando-se de água, malte, lúpulo e fermento. Todas as cervejas são refermentadas na garrafa. Nove são as cervejas produzidas pela cervejaria Australiana: Birell, Coopers Premium Light, Extra Strong Vintage Ale, Coopers Premium Lager, Coopers Mild Ale, Dark Ale, Best Extra Stout, Original Pale Ale e Sparkling Ale, sendo que somente as três últimas são importadas pelo Brasil. Seguem as impressões da boa Stout:

Coopers Best Extra Stout
Família – Ale
Estilo – Foreign Extra Stout
Teor de álcool – 6,3%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Preta.
Espuma – Ótima formação e boa/média duração, bege e cremosa.
Aroma – Malte tostado, chocolate, café pronunciado, caramelo, (lúpulo?).
Sabor – Médio corpo/encorpada, média carbonatação, doce, maltes torrados, fermento, amargor do malte torrado com final também torrado.
Veredicto – Esta cerveja refermentada na garrafa é bastante peculiar. Não é tão encorpada como a Stout Baden e nem tão leve como a Guinness Draught. Muito boa cerveja, mas também muito cara considerando que existem outras opções tão boas quanto e mais em conta.