28 de dezembro de 2008

Eisenbahn Lust

Não haveria data mais apropriada para degustar esta cerveja que lembra os bons espumantes mas, que garanto, é cerveja (com malte, lúpulo e fermento), e excelente por sinal!! Realmente perfeita para grandes comemorações e festas de final de ano!!
A Lust é a primeira cerveja brasileira a ser produzida pelo método champenoise, processo utilizado na fabricação dos famosos champagnes franceses. Lust (desejo em alemão) é uma cerveja de alta fermentação, com alto teor alcoólico e bastante elegante.
A Eisenbahn inovou novamente por ser a terceira cervejaria no mundo a produzir esse tipo de cerveja. Seu processo de fabricação é bastante complexo. Inicialmente a Lust é produzida na cervejaria Eisenbahn com leveduras belgas utilizando o processo normal de fabricação de cervejas, resultando em uma “cerveja base” com 8,5% de teor alcoólico. Em seguida a cerveja é transportada para uma vinícola onde é envasada em garrafas de espumantes adicionando-se açúcar e novas leveduras, de vinho, passando por uma nova fermentação dentro da garrafa. A cerveja então, permanece por um mês nas caves da vinícola para que complete a segunda fermentação. Após a segunda fermentação a cerveja fica descansando por mais um mês para aprimoramento de seu sabor e aroma. Depois entra no processo de remuage (processo em que cada garrafa é colocada nos pupitres e girada 45 graus duas vezes ao dia com suaves inclinações, sendo que no final as garrafas ficam quase na vertical). Com o remuage a levedura se deposita no gargalo da garrafa que é congelado separando a levedura do líquido. A garrafa é, então, aberta e, com a alta pressão interna decorrente da fermentação a levedura é expulsa da garrafa, deixando o líquido límpido (processo denominado de Dégorgement). No final desse processo a Lust encontra-se com 11,5% de álcool. Por fim a rolha é colocada na garrafa ficando pronta para comercialização. Seguem impressões:

Eisenbahn Lust
deg. em 24/12/2008
Família – Ale
Estilo – Biere de Champagne (Biere Brut)
Teor de álcool – 11,5%
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada
Espuma – Excelente formação e duração, firme e amarga
Aroma – Frutas cítricas/laranja, abacaxi, (pêssego?), doce, malte, leve lúpulo, especiarias. Lembra a Strong Golden Ale.
Sabor – Carbonatação “nervosa”, perlage fino e constante, corpo leve, álcool, malte, doce, cítrico de laranja, abacaxi, final seco e amargo. Também lembra a Strong Ale da Eisenbahn.
Veredicto – O que dizer desta cerveja ??!! Diferente de qualquer outra. É o tipo de cerveja que realmente se deve experimentar. Somente degustando para entender... Muito gostosa com nozes, amêndoas e avelãs. Ganhou medalha de prata no Australian International Beer Awards em março 2008.