20 de abril de 2009

Pauwel Kwak

As três cervejas produzidas pela Cervejaria belga Bosteels são muito especiais. Estou falando da Tripel Karmeliet, da Pauwel Kwak e de ninguém menos que a DeuS. Hoje posto minhas impressões sobre a Kwak e o seu interessante copo que foi criado na época de Napoleão por Pauwel Kwak, proprietário do pub “De Hoorn” que ficava na região de Termonde, onde passavam muitas diligências. Em razão de leis, os carroceiros não podiam beber com os passageiros. Com o objetivo de não perder clientes, Kwak desenvolveu um copo em forma de tulipa com o fundo em forma de balão com seu meio estreito e a borda larga, para que pudesse ser encaixado nas carroças, fazendo com que os carroceiros não ficassem com “sede”. Um video bem legal desta cerveja pode ser visto no site http://www.bestbelgianspecialbeers.be/ .
Seguem as impressões desta especial belga:

Pauwel Kwak
Deg. 18/04/2009
Família – Ale
Estilo – Belgian Strong Ale (também classificada como strong golden ale??)
Teor de álcool – 8,4%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria indica de 5 a 6 graus)
Cor – Âmbar/cobre escuro, límpida.
Espuma – Ótima formação e duração, densa, cremosa, bege.
Aroma – Frutado, picante, (abacaxi?), (gengibre?), doce, toffee, maltes.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, frutada e cítrica, laranja, leve álcool, quente, amargo seguido de doce/caramelo.
Veredicto – Interessante e complexa cerveja. Utiliza açúcar de confeiteiro em seu preparo. Do primeiro ao último gole, o doce e a laranja sempre estão presentes em maior ou menor intensidade. O copo (Yard), é realmente diferente e bonito, que também contrinui para a formação do belo creme desta cerveja. Este é também o momento ideal para lembrar que na Bélgica, a classificação de cervejas não tem muita importância, até por conta da própria escola belga, que dá total liberdade para adicionar ingredientes dos mais variados tipos nas cervejas. Portanto, entendi que deveria classificar a Kwak, como uma Strong Ale belga, sem especificá-la como uma dark, golden, pale ale, etc. Principalmente porque não se aproxima de nada disso. É uma cerveja diferenciada, realmente “especial”, assim como tantas outras belgas que degustaremos. Não deixem de experimentar a Pauwel Kwak. Santa Cerveja !!