7 de junho de 2009

Cerveja Xingu

Após muita pesquisa, Alan Eames, historiador e especialista em cervejas, descobriu registros de um misterioso líquido que era utilizado por tribos indígenas da Amazônia, em cerimônias religiosas e eventos sociais. A preciosidade era feita tendo como base, a água, cereais torrados e era fermentada por leveduras silvestres. Empolgado com a descoberta, mas sem acesso à bebida, Alan apresenta todos os conceitos de seu estudo para o grupo que o havia contratado para realizar a pesquisa. O grupo juntamente com uma microcervejaria brasileira tentaram, então, desenvolver uma cerveja que tivesse em sua essência, os mistérios e a autenticidade da Amazônia. Nascia a brasileiríssima Xingu.
Em 1988, a primeira remessa contou com 1.700 caixas, passando a ser distribuída para São Paulo, em 1993. A Xingu foi adquirida pela Kaiser, que hoje pertence à Femsa Cerveja Brasil.
Vários prêmios foram conquistados pela Xingu, sendo reconhecida pelo mercado internacional em 2006. Hoje é exportada também para os Estados Unidos.
Fiz questão de contar um pouco sobre esta cerveja brasileira, que não é artesanal, muito pelo contrário, é uma cerveja de “linha”, produzida em larga escala, mas que prova que mesmo assim pode ter uma boa qualidade. Seguem as impressões da “amazônica cerveja”:

Xingu
Família – Lager
Estilo – Sweet Stout (também classificada como Tropical Stout)
Teor de álcool – 4,6%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Preta.
Espuma – Ótima formação e duração, “cor de capuccino”.
Aroma – Doce, malte torrado, caramelo.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce equilibrado, malte torrado com residual também doce, levíssimo amargor do malte torrado.
Veredicto – Surpreendente. Boa cerveja, mas lembrem-se, é produzida em escala! É uma sweet stout que não enjoa. Antes, note que não indico a data da degustação. Esqueci?? Não!! Na época que degustei a Xingu, ainda não anotava as datas da “experiência”. Isso ainda vai acontecer com outras cervejas que postarei. Porém, devemos ser verdadeiros e avisar que a cor preta desta cerveja é conseguida também pela adição de corante caramelo e como em quase todas as cervejas de “linha”, na sua formulação são utilizados cereais não maltados, estabilizantes, antioxidantes e adjuntos. A Xingu pode ser encontrada em latas, garrafas de 330ml e 600ml, além do chope, que particularmente prefiro às versões pasteurizadas por ser mais equilibrado no seu dulçor. Outra questão importante refere-se ao estilo desta cerveja que é uma stout, mas de baixa fermentação. Sim!!! Stout da família lager!!! A receita base desta sweet stout é uma pilsen!!! Comungo deste entendimento com Conrad Seidl, o "Papa da Cerveja". Assim como existem também, bocks de alta fermentação.