17 de dezembro de 2009

DeuS Brut des Flandres

A Bosteels, cervejaria fundada em 1791, na Bélgica, produz três das mais famosas cervejas do mundo. Das três, duas já foram postadas pelo Santa Cerveja !!, quais sejam, a Pauwel Kwak e a Tripel Karmeliet. Faltava talvez a mais especial... A DeuS Brut des Flandres que é uma bebida que combina cerveja com o processo de fermentação de vinhos espumantes. A DeuS é produzida na Bélgica e depois transferida para a França, onde passa pelo processo champenoise, recebendo uma terceira fermentação na garrafa e passa meses em caves dos melhores espumantes franceses. Seguem as impressões da DeuS Brut des Flandres:

DeuS Brut des Flandres
Deg. 11/12/2009
Família – Ale
Estilo – Bière de Champagne (Bière Brut) - Também classificada como Belgian Specialty Ale.
Teor de álcool – 11,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo intenso/dourada, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa/média duração, branca.
Aroma – Fermento, cítrico, álcool quase imperceptível, orégano, manjericão, alecrim.
Sabor – Leve corpo, alta carbonatação, perlage fino e intenso, álcool leve e agradável, doce do malte evidente, cítrico e frutado, abacaxi, vinho branco, ervas finas, muito complexo levemente seca, final leve de lúpulo
Veredicto – Algumas cervejas são muito especiais, seja pelo modo de preparação, pelo ritual ao servi-la ou pela história que envolve a bebida. A DeuS é um exemplo dessas cervejas. Esta cerveja é produzida pelo método champanoise, assim como a nacional Lust, da Eisenbahn. Aliás, todas as cervejas da Bosteels são diferenciadas. Estou me referindo as já postadas Pauwel Kwak e Tripel Karmeliet. Pra mim a DeuS é um bom São Francisco de Assis. Existem outras cervejas como a Trois Pistoles, da Unibroue, que podem ser consideradas Deus. De qualquer forma, é uma cerveja estilosa, complexa e diferente. Perfeita para celebrar momentos importantes e para fazer uma moral “bastante cara” para sua namorada.