6 de novembro de 2010

Malheur 10

A cervejaria situada no centro de Flandres, em Buggenhout, na Bélgica, que tem o nome de família De Landtsheer desde 1839, é mais conhecida como Malheur, que significa algo como “acidente, caso fortuito”. Todas as Malheur são cervejas de alta fermentação refermentadas na garrafa, o que faz com que os sabores evoluam com o tempo. Outro diferencial é a utilização de flores de lúpulo in natura. Dos sete rótulos produzidos, incluindo dois que passam pelo processo champenoise (assim como a DeuS e a brasileira Lust, ambas já postadas no Santa Cerveja !!), degustei outros dois, a versão strong golden ale e a strong dark ale, onde os números após o nome, neste caso, indicam a porcentagem de álcool. Seguem as impressões da Malheur 10 :

Malheur 10
Deg. 11/10/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Golden Ale.
Teor de álcool – 10 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 8 a 12 graus).
Cor – Alaranjada, turva.
Espuma – Excelente formação e duração, firme, densa, bege bem clarinha.
Aroma – Especiarias/coentro, doce, cítrico, pêssego, laranja, álcool.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce pronunciado, cítrico, maçã, álcool evidente, fermento, laranja, amargor de lúpulo leve com final amargo e doce equilibrados.
Veredicto – Cerveja que serve de base para a Malheur Brut. Realmente a Malheur 10 é nota 10. Excelente versão para o estilo que tem o melhor creme depois da Duvel. O sabor do fermento dá um toque diferenciado no conjunto. Mesmo com álcool e dulçor evidentes tudo se equilibra no final. E veja que estou falando de 10% de álcool. O ruim, claro, é o preço, que não ajuda!! R$ 25,00 em média! Santa Cerveja !! por ela e pelo preço!