14 de agosto de 2011

Bernard Celebration

No dia do advogado, acabei tomando uma cerveja de estilo que não é dos meus preferidos, mas valeu a pena, de certa forma. Em 1991, Stanislav Bernard, Josef Vávra e Rudolf  Smejkal relançaram uma cervejaria de Humpolec, contruída no séc. XVI. Rapidamente, a Bernard tornou-se conhecida na República Tcheca. Para diferenciar-se, a Cervejaria Bernard optou por produzir cervejas não pasteurizadas (passam por processo de microfiltragem, substituindo a pasteurização) e artesanais. Interessante, é que a cevada utilizada nas receitas, é maltada na maltaria própria da Bernard em Rajhrad. O lúpulo é tcheco. Também utiliza água mineral das montanhas da Morávia. Em julho de 2001 entrou para o conceituado grupo belga Duvel Moortgat. Seguem as impressõesda Bernard Celebration:

Bernard Celebration
Deg. 11/08/2011
Família – Lager
Estilo – Bohemian Pilsener.
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (melhor a 4 graus).
Cor – Dourada/âmbar claro, límpida com levíssima turbidez no último copo.
Espuma – Média formação e média/pouca duração, bege bem clara.
Aroma – maltes, lúpulo leve/moderado, levíssimo mel, pão, biscoito, (fermento??).
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, doce, malte, amargor e sabor moderado de lúpulo, leve acidez, pão branco, final amargo com leve adocicado, (fermento??).
Veredicto – Uma boa bohemiam! Com vários prêmios, ainda tem o charme da tampa flip-top. Mas como sou meio “tradicionalzão”, a Urquell é disparada a melhor Pilsener Tcheca. Esta Celebration também tem carbonatação acima da média do estilo, é bem “viva”!!! Outro detalhe notável é a possível percepção de fermento no aroma e sabor (até em razão do mesmo estar presente para refermentação em garrafa). O mais interessante é que se apresneta mais equilibrada quando mais aquecida, e por isso, sugeri como temperatura ideal 4ºC.