20 de novembro de 2011

Grain d'Orge Cuvée 1898

A Brasserie Grain d’Orge é uma cervejaria tradicional e familiar fundada em 1898 na cidade de Ronchin, nordeste da França (hoje comandada pela 4ª geração) e ficou mundialmente famosa pela produção da Belzebuth, que tem como slogan, ser considerada a cerveja mais forte do mundo de produção em alta escala e ampla distribuição em todo o mundo. Até existem rótulos com graduação alcoólica mais alta, mas com pequena produção e salgados preços. Mas hoje, apresento outro rótulo da Grain d’Orge, que representa um estilo bastante produzido e consumido na França, o Biere de Garde. A Grain d’Orge Cuvée 1898 provavelmante foi uma das primeiras receitas criadas pela cervejaria e utiliza em sua formulação, três maltes, o que faz com que alguns a interpretem como sendo uma Tripel. Seguem as impressões da Grain d’Orge Cuvée 1898:

Grain d’Orge Cuvée 1898
Deg. 18/11/2011
Família – Ale
Estilo – Biere de Garde (blonde)
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (melhor a 7 graus).
Cor – Âmbar/alaranjado, límpida, com última taça um pouco mais turva.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege clara, cremosa.
Aroma – Frutada, pêra, (mamão??), compota de frutas, lúpulo herbal, doce, cítrico, “celeiro/fazenda” intenso, picante, álcool, maltes.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, frutado, mamão, amargor moderado, resinosa, adocicada, certa adstringência, “viscosa”, leve acidez.
Veredicto – Outra biere de garde francesa!! E mais uma de ótima qualidade. O aroma de “celeiro”, característico do estilo, é bem evidente neste rótulo, mas não incomoda. O álcool também aparece, mas na medida certa, em equilíbrio com os maltes e lúpulos que fazem lembrar suas presenças. Quando mais aquecida, o atributo alcoólico, o amargor e o sabor de mamão, ficam mais evidentes. Isso mesmo, mamão!!!!!!!!!! Um gostoso sabor de mamão! Provavelmente uma das melhores biere de garde que visitou minhas taças!