22 de novembro de 2011

La Géante

Como havia antecipado, mais uma da Brasserie Grain d’Orge. Esta receita que data de 1919, e foi a última criada pela cervejaria, leva arroz, trigo, açúcar, especiarias e claro, tudo que se encontra numa receita puro malte. Em homenagem e respeito à história da Grain d’Orge, no gargalo desta versão, tem uma “etiqueta” com a informação do que para nós, é o sobrenome dos fundadores e o ano de inauguração da cervejaria, 1898. Seguem as impressões da La Géante, com tampa "flip top":

La Géante
Deg. 22/11/2011
Família – Ale
Estilo – Biere de Garde (blonde)
Teor de álcool – 7,4 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (ou mais aquecida).
Cor – Alaranjado escuro/âmbar escuro, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege bem claro.
Aroma – Lúpulo herbal, adocicada, cítrico, álcool, moderadamente frutada, maçã, “mofo” evidente, leve especiarias.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, dulçor moderado/intenso, amargor de lúpulo, certa acidez, frutada, leve sensação quente e licorosa.
Veredicto – Apresenta coloração muito bonita. Mais adocicada que a Grain d’Orge Cuvée, apresentada no post anterior. Os aromas das “farmhouse ales” se fazem presentes pelo “mofo” e não pelo”celeiro/fazenda” que neste rótulo são desprezíveis. Não foi minha melhor experiência com o estilo, ainda mais por ter degustado imediatamente antes, uma ótima biere de garde. Mas não é que seja ruim! Muito pelo contrário, é só uma questão de preferência de rótulo. Há quem goste do adocicado, eu prefiro o referido atributo menos evidente. Vale pela história do rótulo.